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17 de setembro de 2014

Consumo consciente

Nós, do Armazém das Roupas, adoramos que você nos visite e tenha em seu guarda-roupas vários exemplares de nossas criações. Porém, é importante que faça isso de uma maneira consciente, uma vez que trabalhamos com moda, esse assunto não pode ficar de fora. A própria tendência das fast fashions importadas frustrou bastante quem esperava aproveitar melhor esse modismo. As imensas filas com a chegada da Forever 21, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mostrou que a história não é bem assim. O que se vê nessas lojas é exatamente o que sobrou na estação correspondente do último ano. Ora, o advento da internet globalizou a moda o suficiente para entendermos que a próxima estação mostrará nas vitrines exatamente o que desfilar nas passarelas das Fashions Weeks mundo afora – Nova Iorque, Paris, Londres e Milão. Se você fizer a conversão em dólar, verá que está pagando o mesmo de uma ponta de estoque. Então, temos que pensar bem antes de gastar nosso precioso tempo de folga numa dessas filas monstruosas.
Em cima dessa ideia, o portal da Uol fez algumas considerações à respeito, “para consumir moda de maneira consciente”, conforme explica a diretora de pesquisa da Tendere – Tendências e soluções em Moda, Patrícia Sant’Anna. São elas:

1) Estude seu guarda-roupa – Saber o que você tem e as combinações possíveis é o segredo. Não esquecer de reciclar anualmente arrumando para revender, trocar ou doar.

2) Não se desfaça de peças à toa – Doar é um ato nobre mas você não precisa exagerar. Se conseguir uma boa costureira poderá modificar as peças para atualizá-las.

3) Não compre por impulso – Acostume-se a comprar quando estiver precisando ou a ocasião pedir.

4) Conheça o modo de produção das marcas - Informe-se sobre o processo de produção e matérias-primas utilizadas para escolher a sua a roupa.

5) Participe de grupos de trocas ou vendas de roupas – Vale trocar com amigos e/ou conhecidos, promover bazares e buscar grupos na internet. Você pode achar peças incríveis que não necessariamente foram muito usadas mas que simplesmente o dono não quis mais.


6) Conheça o histórico da marca – Busque informações sobre as suas marcas preferidas para que não se surpreenda com posicionamento que firam os seus valores.